sexta-feira, 8 de maio de 2009

Atividade de produção textual da participante Márcia (ED. Digital )




Jornal Educação Digital 2009


Ano V Número 01 Abril/28 Núcleo de Tecnologia Educacional NTE16.


Escrita no computador
X
Escrita no papel


Nossa vida com o computador melhorou muito e isso é indiscutível. Porém o papel da escrita vem se alterando...
Os especialistas de lingüística debatem muito a respeito do uso do internetês, especialmente entre os usuários mais jovens da Internet. A simplificação de algumas palavras para agilizar a comunicação no MSN, ORKUT e nas salas de bate-papo é sem dúvida bastante criativa e ás vezes, até engraçada.
“Eh blz” a forma como a juventude pensa em soluções para driblar as regras da língua culta, fugindo dos acentos e dos dígrafos. Isso para a comunicação informa facilita a comunicação! No entanto, quem utiliza os programas de edição de texto pode modificar completamente a estrutura de seu texto, modificando fontes, parágrafos, apagando-os quando necessário, além de observando os erros gramaticais e ortográficos que o próprio programa leva-nos a corrigir.
Em nossa escrita também podemos apagar, corrigir e modificar o texto à nossa maneira; mas requer um trabalho maior e mais tempo do que fazemos atualmente no editor de texto”
O que precisamos é de trabalhar com nossos alunos a construção de textos nos editores de texto disponíveis nos computadores que temos na escola. Usarmos a nosso favor e melhorarmos o uso da linguagem informal, mostrando-os as vantagens da linguagem formal tal como do “internetês” em seus contextos específicos e não generalizando o uso do “internetês” para uso na escola, no trabalho ou em documentos formais.


Marcia Cristina Oliveira Gomes

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